Criciúma: vereador busca informações sobre segurança nas escolas

Criciúma (SC)

O vereador Obadias Benones (Avante) lembrou, durante a Sessão da Câmara Municipal de Criciúma dessa segunda-feira (4), que, após o atentado na creche em Blumenau, houve muitos debates e encaminhamentos, inclusive sugeridos pela Câmara Municipal de Criciúma, para melhoria da segurança dos estudantes da rede municipal e, por isso, tem alguns questionamentos ao chefe do poder executivo. O vereador quer saber quais ações foram efetivadas e quais ações ainda faltam ser executadas para dar mais segurança aos alunos, professores e demais servidores das escolas municipais.

Já sobre a saúde no município, Obadias solicita algumas informações ao chefe do poder executivo. O vereador quer saber, em média, qual o tempo de espera dos pacientes nas unidades básicas, nas unidades de pronto atendimento e ainda solicita relatório de quanto tempo de espera e tempo de atendimento médico dos pacientes de todas as Unidades Básicas e UPA’s. Além de perguntar quais são as estratégias utilizadas para agilizar os atendimentos.

Continua após o anúncio
BANNER PORTAL MAIS SUL (1)
Fim do anúncio

Ainda na área da saúde, o vereador questiona o poder executivo se existe campanha de informação, conscientização e prevenção sobre os males causados pelo uso precoce e de longa duração de dispositivos eletrônicos por bebês e crianças. E que se caso não exista, da possibilidade do poder executivo criar um programa de conscientização aos pais e responsáveis, e que em caso de resposta negativa, justifique.

Nícola traz Centro-Dia e alvará de funcionamento de empresas à pauta

Nícola Martins solicita algumas informações ao chefe do poder executivo. O vereaor quer saber como estão os estudos para a criação do “Centro-Dia”, destinado ao atendimento especializado de pessoas idosas e de pessoas com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados. O objetivo da unidade pública é evitar o isolamento social, o abandono e a promover o acolhimento, visto que a equipe do Centro-Dia pode compartilhar, com os cuidadores das famílias, os cuidados necessários ao atendimento de pessoas idosas e de pessoas com deficiência. Nícola ainda destada que tal unidade é prevista no Sistema Único da Assistência Social (Suas), no rol de serviços da Proteção Social Especial. Caso o município mantenha a intenção da implantação, Nícola questiona qual é a previsão para início do funcionamento do Centro-Dia.

Além disso, o parlamentar pergunta quantas empresas obtiveram o alvará provisório, nos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023, e quantas destas empresas conseguiram obter o alvará permanente no Município de Criciúma em cada um dos anos citados.

Ferrarezi requer conscientização dos alunos sobre a importância da reciclagem desde cedo

Em 2022, a Secretaria de Educação promoveu uma gincana sobre reciclagem nas escolas municipais, para conscientizar os alunos sobre o descarte adequado de resíduos sólidos e o processo de reciclagem. O projeto, denominado Minha Escola Consciente, consistiu em uma competição de coleta de resíduos, organizada em colaboração com a Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (Dmacri) e o Fundo do Saneamento Básico (Funsab). Diante do êxito daquela gincana, Paulo Ferrarezi (MDB) questiona o poder executivo se há possibilidade do governo municipal estabelecer um programa contínuo para que haja, desde cedo, a educação dos alunos acerca do correto descarte de resíduos. Caso a resposta seja positiva, o vereador questiona o prazo para implantação.

Ferrarezi também lembra que o Governo de Criciúma, por meio da Diretoria Municipal de Meio Ambiente, lançou, em 2021, o projeto Jogue Limpo com a Cidade e solicita informações sobre as quantidades arrecadadas em 2021, 2022 e, até o momento, em 2023, também gostaria que fosse informado, em quais bairros há pontos de pesagem.

Por fim e ainda com o executivo, o parlamentar verifica a possibilidade de notificação do proprietário de terreno (nº 979409), na Rua Angela Mello, Bairro Mina União, para que construa a calçada em frente ao imóvel.

Miri Dagostim trabalha por postos de atendimentos da Casan em bairros da cidade

Miri Dagostim (PP) tem um questionamento à Gerência Regional da Casan. O vereador quer saber se existe a possibilidade de instalação de Postos de Atendimento ao Consumidor nos bairros Santa Luzia, Rio Maina, Quarta Linha e Grande Próspera. Em caso de resposta positiva, o vereador solicita uma previsão da instalação.

Giovana Mondardo questiona ações na educação

Giovana Mondardo (PCdoB) questiona o chefe do poder executivo sobre ações na educação municipal. A vereadora quer saber se é desenvolvido o trabalho contra a violência e bullying nas escolas e se há alguma ação nas escolas para trabalhos voltados ao estudo da saúde mental. Além disso, a parlamentar pede informações se há um trabalho integrado entre secretaria de saúde e educação visando o atendimento aos alunos das escolas municipais que possuem dificuldades no aprendizado.

Medida compensatória não executada será debatida em Audiência Pública

A pedido de todos vereadores criciumenses, a Câmara Municipal de Criciúma vai realizar Audiência Pública sobre a medida compensatória da construção da Penitenciária Sul e do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case Sul). Solicitadas pela comunidade local ao Governo do Estado, a pavimentação asfáltica da Rua Pedro Librelato Pavei, pertencente à comunidade Vila Maria, e da Rua José Marinho Teixeira, pertencente à Vila São Domingos, ainda não foram executadas até o presente momento.

O debate vai acontecer no dia 28, às 19 horas, na Escola Municipal de Educação Básica Augusto Pavei, localizada na Rodovia Narciso Dominguini, na Vila São Domingos, com a participação de todos os interessados.

Geovana Zanette trabalha por rótula de acesso ao Loteamento Sol Nascente

Geovana Zanette (PSDB) tem um questionamento ao chefe do poder executivo. A vereadora quer saber se existe algum estudo ou projeto para construção de uma rótula na Rodovia Luiz Rosso, acesso ao Loteamento Sol Nascente, no Bairro Quarta Linha.

Vereadores apoiam Congresso Nacional frente ao risco de tripartição dos Poderes

De autoria dos vereadores Nícola Martins (PSDB), Juarez de Jesus (PSDB), Júlio Kaminski (PP), Obadias Benones (Avante), Jair Alexandre (PL) e Paulo Ferrarezi (MDB), a Moção de Apoio 36/2023 acaba de ser aprovada, por treze votos, no plenário da Câmara Municipal de Criciúma. O texto apoia o Congresso Nacional para que defenda as prerrogativas constitucionais e republicanas do Poder Legislativo frente ao risco iminente de tripartição dos Poderes.

 


Entre no nosso canal no WhatsApp e receba todas as notícias na palma da sua mão -> Acesse aqui, é gratis!

 


 

Leia também